Institucional Lojas Exata Marca Própria Fale Conosco
Encarte Exata.
Ofertas válidas até 31/08/2018 ou enquanto durarem os estoques..
Clique aqui e conheça
as ofertas do mês em
nosso encarte.
Boa noite, hoje é Segunda, 20 de Agosto de 2018.
Exata e Você
Página Principal
Canal da Infância
Canal da 3ª Idade
Dicas de Saúde
Dicas de Beleza
Genéricos
Informações Úteis
Eventos
Trabalhe Conosco
Webmail
Bem vindo ao site da Drogaria Exata. Perfeito para a sua saúde.
Canal Infantil
Escolas "treinam" emoções de crianças  
Canal Infantil
Escolas "treinam" emoções de crianças
Bater não educa
Acessar todas...

Aos seus alunos da primeira série, a professora Giseli Orsigobbi lança a seguinte situação: seu animal de estimação morreu, o que há de bom nisso? A pequena Helena Kriaky, 7, após pensar por alguns segundos, responde: \"Se comprarmos um gatinho pequeno, será legal porque poderemos vê-lo crescer\".

Como Helena, outras 1.700 crianças de São Paulo participam, em suas escolas, de um programa de educação emocional chamado Amigos do Zippy. O projeto começou neste ano e foi adotado por 32 colégios do Estado, entre públicos e particulares.

As aulas, semanais, visam ensinar as crianças a lidar com situações emocionais adversas, como a morte de um parente, a separação dos pais ou a mudança de escola.

As atividades têm como base histórias contadas pelos próprios professores dos alunos. As narrativas envolvem um inseto --chamado Zippy-- e seus amigos, na faixa dos sete anos.

A cada semana, os personagens passam por uma situação complicada. Contada a história, a professora pergunta às crianças o que há de bom na situação (mesmo que seja negativa) e o que elas fariam se aquilo ocorresse com elas.

\"Queremos que as crianças saibam que há muitas alternativas para o mesmo problema e que elas podem contar com a ajuda dos outros\", diz a coordenadora do projeto, Tania Paris.

Os criadores do programa esperam que, ao estimular a reflexão das crianças, elas se tornem adultos mais comunicativos.

A docente do Instituto de Psicologia da USP Maria Thereza Costa Coelho de Souza afirma que a tese de que essas crianças se tornarão adultos com menos dificuldades emocionais \"é uma boa hipótese\".

Aprovação

No ano passado, 276 crianças participaram de um projeto-piloto do Amigos do Zippy. Elas foram acompanhadas pela professora do Instituto de Psicologia da USP Maria Julia Kovács.

Os alunos foram entrevistados antes e depois do programa. As questões abordavam situações vivenciadas por crianças entre seis e sete anos. As respostas foram classificadas como agressivas; de não-envolvimento com a situação; e de expressão de sentimentos --a última é considerada a ideal, pois mostra que o estudante busca solucionar os problemas.

Antes do projeto, 69% das respostas ficaram na categoria esperada. Depois do programa, o percentual subiu para 73%.

\"Houve uma melhora significativa na comunicação e na expressão das crianças\", afirma Kovács. Ela destaca que os alunos participantes não eram \"crianças-problema\", o que é demonstrado pelo alto número de respostas ideais, mesmo antes do projeto.

Ajuda

Kayan, hoje com oito anos, participou do projeto-piloto e durante as aulas, sua avó paterna morreu. \"Ele estava preparado, não ficou desesperado\", conta a mãe do menino, Patrícia Magina, 31. \"Ele até ajudou a confortar o pai.\"

Separada do marido no ano passado, a advogada Telma Cimatti, 35, diz que as aulas de educação emocional ajudaram sua filha a superar o problema. \"No começo, a Danielle estava muito arredia.\" Ao final do ano, conta, a filha estava \"menos fechada\".

Histórico

O Amigos do Zippy foi desenvolvido pela ONG inglesa Befrienders International, que congrega serviços de prevenção de suicídio.

No Brasil, a proposta foi implementada pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), que oferece atendimento telefônico a pessoas com dificuldades emocionais. Ao final do projeto-piloto, foi criada a Asec (Associação pela Saúde Emocional de Crianças). Mais informações podem ser obtidas no site www.amigosdo zippy.org.br.

Fonte: Site UOL
Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u17925.shtml 
 

 
| Institucional | Lojas Exata | Informações | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Login |
Todas as fotos de produtos são meramente ilustrativas. Nos resguardamos de erros de digitação.
Informe-nos sobre possíveis erros de digitação através no canal “Fale Conosco”.
® Drogaria Exata - Todos os direitos reservados.