Institucional Lojas Exata Marca Própria Fale Conosco
Encarte Exata.
Ofertas válidas até 31/08/2018 ou enquanto durarem os estoques..
Clique aqui e conheça
as ofertas do mês em
nosso encarte.
Boa noite, hoje é Segunda, 20 de Agosto de 2018.
Exata e Você
Página Principal
Canal da Infância
Canal da 3ª Idade
Dicas de Saúde
Dicas de Beleza
Genéricos
Informações Úteis
Eventos
Trabalhe Conosco
Webmail
Bem vindo ao site da Drogaria Exata. Perfeito para a sua saúde.
Canal da Terceira Idade
Cresce número de pessoas com AIDS com mais de 50 anos no Brasil  
Terceira Idade
Cresce número de pessoas com AIDS com mais de 50 anos no Brasil
Acupuntura reduz ondas de calor provocadas pela menopausa
Redes sociais dão nova vida à terceira idade
Acessar todas...

Homens e mulheres na terceira idade estão fazendo sexo sem prevenção e se contaminando com o vírus

Dia 1º de dezembro foi o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. A data foi criada pela Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas – ONU, para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas e no Brasil, a data passou a ser adotada a partir de 1988.

A AIDS (na sigla em português: SIDA – Síndrome da Imunodeficiência* Adquirida) não atinge apenas os jovens, pois vem sendo registrado um aumento significativo da doença entre a população da terceira idade. Segundo dados do Ministério da Saúde, 2% da população acima de 60 anos são portadores do vírus HIV, o que significa que 5.500 idosos têm a doença no Brasil.

Homens e mulheres na terceira idade estão fazendo sexo sem prevenção e se contaminando com o vírus da AIDS. E não é só isso. Os números da doença em pessoas com mais de 50 anos crescem no país.

A nova geração de idosos que hoje já têm recursos para prolongar a qualidade de vida, acaba por aumentar também sua sexualidade, pois as pílulas azuis (Viagra) fazem grande sucesso. Se estão ativos para dançar, passear e estudar, também estão para namorar, mas ninguém pensa na vovó e no vovô fazendo sexo.

O homem mais velho tem mais dificuldade de aceitar o preservativo, porque ele associa isso à sua juventude, quando não se usava muito a camisinha e a AIDS ainda não existia. Outro fator importante é que ainda existe o tabu de se falar sobre sexo na terceira idade, seja pela mídia, pela família e até nos consultórios médicos, que devem estar atentos, pois uma das manifestações da AIDS na velhice é o quadro de Demência, ou postos de saúde onde uma orientação poderia ser feito sem preconceitos.

Preocupados com os resultados dessa pesquisa o Programa Nacional de DST/ AIDS e a Coordenação de Saúde do Idoso, ambos ligados ao Ministério da Saúde, firmaram uma parceria e elaboraram uma campanha que deverá ficar pronta no segundo semestre do ano que vem, e prevê ações que incentivam o uso do preservativo feminino e masculino, com distribuição gratuita em programas voltados para a terceira idade, bem como a inclusão do teste de HIV nos procedimentos feitos nessa faixa etária.

De 1980 a junho de 2009, foram registrados 544.846 casos de AIDS no Brasil. Durante esse período, 217.091 mortes ocorreram em decorrência da doença. Por ano, são notificados entre 33 mil e 35 mil novos casos de AIDS. Em relação ao HIV, a estimativa é de que existam 630 mil pessoas infectadas no país.
Site: Portal Terceira Idade

Link: http://www.portalterceiraidade.org.br/dialogo_aberto/sexualidade_3i/index.htm
 
 

 
| Institucional | Lojas Exata | Informações | Trabalhe Conosco | Fale Conosco | Login |
Todas as fotos de produtos são meramente ilustrativas. Nos resguardamos de erros de digitação.
Informe-nos sobre possíveis erros de digitação através no canal “Fale Conosco”.
® Drogaria Exata - Todos os direitos reservados.